quinta-feira, 19 de abril de 2012

Formação das Equipas do 9ºB

A turma B formou hoje as equipas que vão trabalhar cada um dos subtemas.

Cada uma deve agora publicar um comentário com:

- o subtema escolhido
- o nome da equipa ( que identifique facilmente o subtema)
- a constituição das equipas

Se já tiverem alguma ideia do que vão começar por fazer podem também acrescentar

18 comentários:

  1. subtema: lados e ângulos de um triângulo
    Nome do grupo:LADANGULOS

    Constituição do grupo: Tiago cunha nº26 9ºB
    João teixeira nº13 9ºB
    Inês crespo nº11 9ºB
    José bernardo nº15 9ºB

    ResponderEliminar
  2. Subtema: Navegação em mar alto
    Nome da equipa: Os Navegadores
    Constituição do grupo: Cristina Guedes nº6
    Inês Lameiras nº12
    Rafael Lopes nº22
    Raquel Coelho nº23
    Sara Paiva nº25

    ResponderEliminar
  3. Bom dia stora, estão aqui os elementos que pediu :
    - Distâncias inacessíveis
    - " Os Inacessíveis"
    - António ; Claúdio ; Gonçalo E. ; João Tentúgal; Tiago Pinto

    obrg...

    ResponderEliminar
  4. PLANO DE TRABALHO DO GRUPO "OS INACESSÍVEIS":

    1º- PESQUISA DE INFORMAÇÃO:
    António e Claúdio vão fazer uma pesquisa sobre o 1º subtema de Distâncias Inacessíveis no Prezi:
    Saberias como medir objetos muito altos e de difícil acesso?
    Tiago Pinto vai fazer uma pesquisa sobre o 2º subtema no Prezi:
    Conheces alguma maneira de fazer medidas indiretas e calcular alturas?
    João Tentúgal e Gonçalo E. vão fazer uma pesquisa sobre o 3º subtema no Prezi:
    Sabes como se planeiam os traçados de estradas e viadutos?
    2º- SELEÇÃO DE INFORMAÇÃO.
    Selecionar a parte Histórica, Cientifica e Matemática do nosso problema.
    3º- RESPOSTA AO PROBLEMA E PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO.

    Inicialmente este é o nosso plano mas pode vir-se a alterar.
    Obg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vosso plano levanta-me algumas questões:
      1ª No prezi não se pesquisa… o que querem dizer com isto?
      A 1ª e 2ª questões não são muito semelhantes? Como se distingue e integram os dois trabalhos?
      Deveriam colocar as vossas próprias questões e abrir mais a pesquisa….

      3º Resposta ao problema e apresentação - relembro que o objectivo é a construção de um recurso de aprendizagem e de algumas questões sobre o seu uso

      Eliminar
  5. Subtema: Como medir o raio da Terra
    Nome da equipa: "Os Raios do 9ºB"
    Constituição do grupo:
    -Bruno Castro Nº4
    -Luís Henríques Nº16
    -Manuel Pedro Costa Nº17
    -Miguel Loureiro Nº21
    -Vitor Videira Nº28

    ResponderEliminar
  6. O subtema escolhido foi: O tunel de Samos

    Elementos do grupo:
    Michael Martins nº20
    Inês Pinto nº 10
    Hugo Pinto nº 8
    Bruno Oliveira nº 3
    Renata Vasconcelos nº 24


    Plano de trabalho de cada um no tema:
    Renata Vasconcelos nº24
    Michael Martins nº 20
    A Renata e o Micha ficaram encarregues de fazer a pesquisa histórica do tema que consiste em procurar toda a história do túnel de samos, o ano onde foi construído, as suas funções, e se foi uma boa ou má obra.

    Inês Pinto nº10
    A Inês vai ficar encarregue de estudar o matemático que realizou o projecto e as técnicas que foram usadas na escavação do túnel.

    Bruno Oliveira nº3
    Hugo Pinto nº8
    O Hugo e o Bruno ficaram encarregues de ver que matemática foi usada na construção do túnel.


    Michael Martins nº20
    Inês Pinto nº 10
    Hugo Pinto nº 8
    Bruno Oliveira nº 3
    Renata Vasconcelos nº 24

    O grupo todo vai realizar uma maquete do túnel de samos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na construção do recurso o principal ponto a ter em conta é que ele ilustre a forma como vocês acham ou gostariam que o assunto fosse ensinado

      Eliminar
  7. 1º José Bernardo - Fazer pesquisa científica do tema.
    2º Inês Crespo e João Teixeira - Pesquisa histórica do tema
    3º Todos - Seleccionar a informação das pesquisas
    4º Tiago Cunha - Modelo do tema
    5º Todos - Resposta ao tema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a Inês, o José e o João pesquisam o que faz o Tiago?!!
      Todas as fases devem envolver todos. Não podem ora trabalhar uns, ora trabalhar outros
      Não entendo nem o passo 4º, nem 0 5º
      O que é o modelo do tema? Só o Tiago é que faz? Não pode ser
      O que é a resposta? A que pergunta?

      Não se esqueçam que o objectivo final é construir um recurso que ilustre a forma como vocês acham ou gostariam que o assunto fosse ensinado, acompanhado de umas questões sobre ele

      Eliminar
    2. A vossa equipa ainda não escolheu nome

      Eliminar
  8. Grupo: Os Raios do 9ºB

    1º Pedro e Vitor- ficam encarregues de fazer a pesquisa historica do acontecimento

    2ºMiguel- fica encarregue de procurar informaçao sobre o Matematico

    3ºBruno S. e Luis- Ficam encarregues pesquisar quais os procedimentos utilizados nesta descoberta e saber que tipo de Matematica foi utilizada para saber o raio da terra.

    ResponderEliminar
  9. Plano de Trabalho para o projecto de Matemática:


    1º - Calcular o volume de Guliver e dos liliputianos, através de outras medidas e não das verdadeiras para que, possamos desenvolver outras questões ligadas ao nosso subtema;


    2º - Analisar quantos liliputianos podem caber na Lua, consoantes os seus volumes;


    3º - Verificar a quantidade de alimentos que são necessários para alimentar Guliver e todos os liliputianos, sabendo informações acerca de ambos. Como por exemplo: como no corpo de Guliver cabem 1728 liliputianos, então, Guliver deverá comer 1728 vezes mais do que todos os liliputianos;




    Distribuição de tarefas:


    1º - Marta Valente
    2º - Alfredo Cunha
    3º - Iara Pinto e Beatriz Cardoso




    Trabalho realizado na aula de Matemática - dia 26.04.2012


    Na aula de Matemática do dia 26.04.2012 o nosso grupo esteve a discutir os seguintes pontos: a elaboração do plano de trabalho e os possíveis problemas a resolver consoante o mesmo, e a divisão de tarefas pelos elementos do grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se esqueçam que o objectivo final é construir um recurso que ilustre a forma como vocês acham ou gostariam que o assunto fosse ensinado, acompanhado de umas questões sobre ele
      Achei que o vosso plano está muito limitado a cálculos e a um pequeno episódio do livro... gostava que alargassem mais o âmbito da vossa pesquisa e trabalho

      Eliminar
    2. A vossa equipa ainda não escolheu nome

      Eliminar
  10. Na aula o nosso grupo este a discutir as divisoes de tarefas, que temas é que cada um ia tratar e a procurar formas de resolver a questao

    ResponderEliminar
  11. Neste trabalho vamos procurar apresentar informações sobre a época dos Descobrimentos.
    A distribuição de tarefas será a seguinte:

    - Raquel Guedes e Inês Lameiras vão pesquisar sobre o nónio
    - Raquel Coelho irá falar sobre o matemático desta época, Pedro Nunes
    - Sara Paiva e Rafael Lopes vão pesquisar sobre o astrolábio.

    ResponderEliminar