A turma A já formou as equipas que vão trabalhar cada um dos subtemas.
Cada uma deve agora publicar um comentário com:
- o subtema escolhido
- o nome da equipa ( que identifique facilmente o subtema)
- a constituição das equipas
Se já tiverem alguma ideia do que vão começar por fazer podem também acrescentar
Grupo: Sérgio, César, Emanuel, Lúcia e Sara Vedor
ResponderEliminarNome do grupo: Descobridores da Terra
Falta o vosso plano de trabalho!!
EliminarTema: lados e ângulos num triângulo
ResponderEliminarGrupo: Pedro, Inês L., Catarina e Juliana
Nome: Trigonosmetrûn
Falta o vosso plano de trabalho!!
EliminarNome da equipa: Navegadores
ResponderEliminarelementos do grupo: Bruno, Miguel, Fábio, José, Rui L.
Tema: Navegaçao em mar alto
Equipa: Arquitetos de Samos
ResponderEliminarElementos: Inês Gonçalves Nº12, Lucas Mendes Nº17, Manuel Machado Nº20 e Rui Daniel Nº 23
Tema: O Túnel de Samos
Falta o vosso plano de trabalho!!
EliminarO nosso plano de trabalho é:
EliminarInformação:
-A Inês vai pesquisar sobre as técnicas usadas.
-O Mauel vai pesquisar sobre a estrutura do túnel.
-O Lucas vai pesquisar sobre a matemática que tinha sido usada na altura.
-O Ruivai pesquisar sobre a história do local.
Recolha de Informação:
A recolha de infomação vai consistir em pesquisa.
A resolução vai consistir na maneira como foi construído o túnel
Iremos fazer o trabalho por power point e com imagens.
Quando falam de resolução (?!!) referem-se a quê?
EliminarNão vos foi colocada nenhuma pergunta mas sim um tema que vos permite abordar uma questão histórica e alguns conceitos matemáticos importantes.
A ideia é alargar a vossa perspectiva matemática e acho que o vosso plano de trabalho incide só na questão no túnel sem ir mais além
Tentem alargar a vossa perspetiva
Subtema: Distâncias Inacessíveis
ResponderEliminarNome da equipa: "Os Inacessíveis"
Constituição da equipa: Daniela Magalhães, Filipe Martins, Júlia da Silva e Sara Gonçalves.
PLANO DE TRABALHO dos "INACESSÍVEIS":
ResponderEliminar1º- FAZER A PESQUISA DE INFORMAÇÃO:
A Júlia vai fazer uma pesquisa sobre o 1º subtema de Distâncias Inacessíveis no Prezi: Saberias como medir objetos muito altos e de difícil acesso?
A Sara Gonçalves vai fazer uma pesquisa sobre o 2º subtema no Prezi: Conheces alguma maneira de fazer medidas indiretas e calcular alturas?
O Filipe e a Daniela vão fazer uma pesquisa sobre o 3º subtema no Prezi: Sabes como se planeiam os traçados de estradas e viadutos?
2º- Recolha de informação
•A recolha de informação irá consistir na parte histórica e como a Matemática está involvida na medição de distâncias que parecem impossível de medir.
•Relacionar a Trigonometria.
•Relacionar a Semelhança de Triângulos.
3º- Formas de resolução
•Medir a altura de um edifício da escola.
•Como é possível medir a altura de uma montanha?
•Altura de uma das 7 maravilhas do mundo modernas.
•Como medir a altura de arranha-céus? (por exemplo: Empire State Building, Torre do Dubai)
4º- Formas de apresentação
•Poster
•Maquete
•Geogebra
O vosso plano levanta-me algumas questões:
Eliminar1ª No prezi não se pesquisa… o que querem dizer com isto?
A 1ª e 2ª questões não são muito semelhantes? Como se distingue e integram os dois trabalhos?
Deveriam colocar as vossas próprias questões e abrir mais a pesquisa….
3º Resposta ao problema e apresentação - relembro que o objectivo é a construção de um recurso de aprendizagem e de algumas questões sobre o seu uso
REFORMULAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO dos "INACESSÍVEIS":
Eliminar1º-Fizemos as nossas próprias questões e dividimo-las em partes: parte histórica; parte matemática e parte científica.
a) PARTE HISTÓRICA: Quem foi a primeira pessoa que fez medições de alturas inacessíveis? Será que alguém antes havia tentado fazer o mesmo?– Daniela
b) PARTE MATEMÁTICA: Como podem a Trigonometria e a Semelhança de Triângulos ser relacionadas com a medição de distâncias inacessíveis? Então como se determina as alturas? – Júlia e Sara
c) PARTE CIENTÍFICA: Que instrumentos foram usados para conseguir medir alturas e quais são agora usados? – Filipe
2º- Recolha de informação
•A recolha de informação irá consistir na parte histórica e com a Matemática e Científica está involvida na medição de distâncias que parecem impossíveis de medir.
•Relacionar a Trigonometria.
•Relacionar a Semelhança de Triângulos.
3º- Formas de resolução
•Medir a altura de um edifício da escola.
•Como é possível medir a altura de uma montanha?
•Como medir a altura de arranha-céus? (por exemplo: Empire State Building, Torre do Dubai)
4º- Formas de apresentação
•Geogebra
Plano de trabalho dos Navegadores:
ResponderEliminarO Rui vai pesquisar sobre os instrumentos usados por Pedro Nunes, o Fábio é sobre a construção de barcos, o José João vai ver sobre a astronomia, o Miguel sobre a biografia de Pedro Nunes e o Bruno vai procurar sobre a história da navegação.
PLANO DE TRABALHO dos "Trigonometrûn":
ResponderEliminar1º- Pesquisa de informação:
Neste momento, a Inês e o Pedro estão a recolher alguma informação sobre as razões trignométricas. A Catarina e a Juliana estão concentradas em pesquisar alguns importantes matemáticos e em descobrir algumas aplicações do nosso tema no dia a dia.
2º- Recolha de informação
•A recolha de informação irá consistir na parte histórica , relacionando a trignometria.
3º- Formas de resolução
Verificar as semelhanças existentes nos triângulos e aplicar os conhecimentos em objectos do nosso dia a dia.
4º- Formas de apresentação
Geogebra, Power Point, Poster, um pequno filme.
Não está muito claro o que pretendem fazer na 3ª fase.
Eliminarresolução (?!!) de quê? Não vos foi colocada nenhuma questão concreta. O que querem dizer quando fala de resolução?
Subtema: As viagens de Gulliver
ResponderEliminarNome do grupo: Gulliver & Companhia, Lda
Elementos do grupo: Bianca, Andre, Luis, Jonathan e Rafael
Falta o vosso plano de trabalho
EliminarEstão a ficar muito atrasados
Primeira Etapa:
EliminarPesquisa e primeiro tratamento de informação.
Segunda Etapa:
Calcular em que proporção a área (e, consequentemente, a perda de calor) afecta o consumo calórico quando o corpo é ampliado ou diminuído.
Terceira Etapa:
Apresentar os resultados, mostrando como comprimentos, áreas e volumes variam em relação uns aos outros quando as dimensões do corpo variam.
http://www.cesariof.xpg.com.br/fisica/fis_14.htm
Eliminarwww.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm47/curiosidades.htm
www.uff.br/cdme/pgb/pgb-html/pgb-br.html
Plano de trabalho:
ResponderEliminarPrimeira parte: Pesquisa de Informação: os alunos que estão a pesquisar são a Lúcia Silva, Emanuel e Sara Vedor
Segunda Parte: Recolha de Informação ( César e Sérgio)
Terceira Parte: Triagem da informação ( Todos)
Quarta Parte: Recursos:
- PowerPoint
Quando mandam um comentário para o blog devem colocar o nome da equipa!
EliminarQuando falam de pesquisa (1ª fase) e recolha (2ª fase) issão não faz muito sentido sentido. Todos devem participar em todas a s fases!! Não podem estar uns a trabalhar e outros parados
EliminarE pelo que vejo nas aulas o César e o Sérgio também estão a pesquisar
Têm que coordenar melhos o trabalho do vosso grupo
Quanto ao recurso que prevêm gostaria que fossem mais criativos. Um poster dinâmico e interactivo por exemplo, o que acham?
Nova estrutura do trabalho:
ResponderEliminarInformação:
-A Inês vai pesquisar sobre as técnicas usadas.
-O Manuel vai pesquisar sobre a estrutura do túnel.
-O Lucas vai pesquisar sobre a matemática que tinha sido usada na altura.
-O Rui vai pesquisar sobre a história do local.
Recolha de Informação:
A recolha de infomação vai consistir em pesquisa.
A resolução vai consistir na maneira como foi construído o túnel
*
-PowerPoint
-Vídeo de construção de uma maquete à escala do túnel
-Maquete do túnel
-Abordar outros assuntos que onde foi utilizada a mesma matemática
-Geogebra applets e com duas ou três questões
Links:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto_de_Eupalinos
- http://www.prof2000.pt/USERS/folhalcino/activmat/aplicmat/aplicmat.htm
- http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/moduloII/pdf/rpm_abrir_tunel.PDF
- http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=20785
Navegadores 9ºA
ResponderEliminarBiblioteca de Links:
Instrumentos náuticos:
http://descobrimentos.no.sapo.pt/instrumentos.htm
http://web.educom.pt/~pr2003/1999/decc/instrumentos.htm
http://chcul.fc.ul.pt/textos/malhao_pereira_2000.pdf
http://chcul.fc.ul.pt/textos/malhao_pereira_2000.pdf
Biografia de Pedro Nunes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Nunes
http://www.slideshare.net/emilia1966/biografia-de-pedro-nunes-2889957
História da Navegação:
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-2/arq_naval/historico.htm
Astronomia:
http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/idade_media.htm