terça-feira, 24 de abril de 2012

Formação das Equipas - 9ºA

A turma A já formou as equipas que vão trabalhar cada um dos subtemas.

Cada uma deve agora publicar um comentário com:

- o subtema escolhido
- o nome da equipa ( que identifique facilmente o subtema)
- a constituição das equipas

Se já tiverem alguma ideia do que vão começar por fazer podem também acrescentar

25 comentários:

  1. Grupo: Sérgio, César, Emanuel, Lúcia e Sara Vedor
    Nome do grupo: Descobridores da Terra

    ResponderEliminar
  2. Tema: lados e ângulos num triângulo
    Grupo: Pedro, Inês L., Catarina e Juliana
    Nome: Trigonosmetrûn

    ResponderEliminar
  3. Nome da equipa: Navegadores
    elementos do grupo: Bruno, Miguel, Fábio, José, Rui L.
    Tema: Navegaçao em mar alto

    ResponderEliminar
  4. Equipa: Arquitetos de Samos
    Elementos: Inês Gonçalves Nº12, Lucas Mendes Nº17, Manuel Machado Nº20 e Rui Daniel Nº 23
    Tema: O Túnel de Samos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta o vosso plano de trabalho!!

      Eliminar
    2. O nosso plano de trabalho é:
      Informação:
      -A Inês vai pesquisar sobre as técnicas usadas.
      -O Mauel vai pesquisar sobre a estrutura do túnel.
      -O Lucas vai pesquisar sobre a matemática que tinha sido usada na altura.
      -O Ruivai pesquisar sobre a história do local.

      Recolha de Informação:
      A recolha de infomação vai consistir em pesquisa.

      A resolução vai consistir na maneira como foi construído o túnel

      Iremos fazer o trabalho por power point e com imagens.

      Eliminar
    3. Quando falam de resolução (?!!) referem-se a quê?
      Não vos foi colocada nenhuma pergunta mas sim um tema que vos permite abordar uma questão histórica e alguns conceitos matemáticos importantes.
      A ideia é alargar a vossa perspectiva matemática e acho que o vosso plano de trabalho incide só na questão no túnel sem ir mais além

      Tentem alargar a vossa perspetiva

      Eliminar
  5. Subtema: Distâncias Inacessíveis
    Nome da equipa: "Os Inacessíveis"
    Constituição da equipa: Daniela Magalhães, Filipe Martins, Júlia da Silva e Sara Gonçalves.

    ResponderEliminar
  6. PLANO DE TRABALHO dos "INACESSÍVEIS":

    1º- FAZER A PESQUISA DE INFORMAÇÃO:

    A Júlia vai fazer uma pesquisa sobre o 1º subtema de Distâncias Inacessíveis no Prezi: Saberias como medir objetos muito altos e de difícil acesso?
    A Sara Gonçalves vai fazer uma pesquisa sobre o 2º subtema no Prezi: Conheces alguma maneira de fazer medidas indiretas e calcular alturas?
    O Filipe e a Daniela vão fazer uma pesquisa sobre o 3º subtema no Prezi: Sabes como se planeiam os traçados de estradas e viadutos?

    2º- Recolha de informação

    •A recolha de informação irá consistir na parte histórica e como a Matemática está involvida na medição de distâncias que parecem impossível de medir.
    •Relacionar a Trigonometria.
    •Relacionar a Semelhança de Triângulos.

    3º- Formas de resolução


    •Medir a altura de um edifício da escola.
    •Como é possível medir a altura de uma montanha?
    •Altura de uma das 7 maravilhas do mundo modernas.
    •Como medir a altura de arranha-céus? (por exemplo: Empire State Building, Torre do Dubai)

    4º- Formas de apresentação

    •Poster
    •Maquete
    •Geogebra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vosso plano levanta-me algumas questões:
      1ª No prezi não se pesquisa… o que querem dizer com isto?
      A 1ª e 2ª questões não são muito semelhantes? Como se distingue e integram os dois trabalhos?
      Deveriam colocar as vossas próprias questões e abrir mais a pesquisa….

      3º Resposta ao problema e apresentação - relembro que o objectivo é a construção de um recurso de aprendizagem e de algumas questões sobre o seu uso

      Eliminar
    2. REFORMULAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO dos "INACESSÍVEIS":

      1º-Fizemos as nossas próprias questões e dividimo-las em partes: parte histórica; parte matemática e parte científica.

      a) PARTE HISTÓRICA: Quem foi a primeira pessoa que fez medições de alturas inacessíveis? Será que alguém antes havia tentado fazer o mesmo?– Daniela

      b) PARTE MATEMÁTICA: Como podem a Trigonometria e a Semelhança de Triângulos ser relacionadas com a medição de distâncias inacessíveis? Então como se determina as alturas? – Júlia e Sara

      c) PARTE CIENTÍFICA: Que instrumentos foram usados para conseguir medir alturas e quais são agora usados? – Filipe

      2º- Recolha de informação

      •A recolha de informação irá consistir na parte histórica e com a Matemática e Científica está involvida na medição de distâncias que parecem impossíveis de medir.
      •Relacionar a Trigonometria.
      •Relacionar a Semelhança de Triângulos.

      3º- Formas de resolução

      •Medir a altura de um edifício da escola.
      •Como é possível medir a altura de uma montanha?
      •Como medir a altura de arranha-céus? (por exemplo: Empire State Building, Torre do Dubai)

      4º- Formas de apresentação

      •Geogebra

      Eliminar
  7. Plano de trabalho dos Navegadores:

    O Rui vai pesquisar sobre os instrumentos usados por Pedro Nunes, o Fábio é sobre a construção de barcos, o José João vai ver sobre a astronomia, o Miguel sobre a biografia de Pedro Nunes e o Bruno vai procurar sobre a história da navegação.

    ResponderEliminar
  8. PLANO DE TRABALHO dos "Trigonometrûn":

    1º- Pesquisa de informação:

    Neste momento, a Inês e o Pedro estão a recolher alguma informação sobre as razões trignométricas. A Catarina e a Juliana estão concentradas em pesquisar alguns importantes matemáticos e em descobrir algumas aplicações do nosso tema no dia a dia.

    2º- Recolha de informação

    •A recolha de informação irá consistir na parte histórica , relacionando a trignometria.

    3º- Formas de resolução


    Verificar as semelhanças existentes nos triângulos e aplicar os conhecimentos em objectos do nosso dia a dia.

    4º- Formas de apresentação

    Geogebra, Power Point, Poster, um pequno filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está muito claro o que pretendem fazer na 3ª fase.
      resolução (?!!) de quê? Não vos foi colocada nenhuma questão concreta. O que querem dizer quando fala de resolução?

      Eliminar
  9. Subtema: As viagens de Gulliver
    Nome do grupo: Gulliver & Companhia, Lda
    Elementos do grupo: Bianca, Andre, Luis, Jonathan e Rafael

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta o vosso plano de trabalho
      Estão a ficar muito atrasados

      Eliminar
    2. Primeira Etapa:
      Pesquisa e primeiro tratamento de informação.
      Segunda Etapa:
      Calcular em que proporção a área (e, consequentemente, a perda de calor) afecta o consumo calórico quando o corpo é ampliado ou diminuído.
      Terceira Etapa:
      Apresentar os resultados, mostrando como comprimentos, áreas e volumes variam em relação uns aos outros quando as dimensões do corpo variam.

      Eliminar
    3. http://www.cesariof.xpg.com.br/fisica/fis_14.htm
      www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm47/curiosidades.htm
      www.uff.br/cdme/pgb/pgb-html/pgb-br.html

      Eliminar
  10. Plano de trabalho:
    Primeira parte: Pesquisa de Informação: os alunos que estão a pesquisar são a Lúcia Silva, Emanuel e Sara Vedor

    Segunda Parte: Recolha de Informação ( César e Sérgio)

    Terceira Parte: Triagem da informação ( Todos)

    Quarta Parte: Recursos:
    - PowerPoint

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mandam um comentário para o blog devem colocar o nome da equipa!

      Eliminar
    2. Quando falam de pesquisa (1ª fase) e recolha (2ª fase) issão não faz muito sentido sentido. Todos devem participar em todas a s fases!! Não podem estar uns a trabalhar e outros parados
      E pelo que vejo nas aulas o César e o Sérgio também estão a pesquisar
      Têm que coordenar melhos o trabalho do vosso grupo

      Quanto ao recurso que prevêm gostaria que fossem mais criativos. Um poster dinâmico e interactivo por exemplo, o que acham?

      Eliminar
  11. Nova estrutura do trabalho:
    Informação:
    -A Inês vai pesquisar sobre as técnicas usadas.
    -O Manuel vai pesquisar sobre a estrutura do túnel.
    -O Lucas vai pesquisar sobre a matemática que tinha sido usada na altura.
    -O Rui vai pesquisar sobre a história do local.

    Recolha de Informação:
    A recolha de infomação vai consistir em pesquisa.

    A resolução vai consistir na maneira como foi construído o túnel

    *
    -PowerPoint
    -Vídeo de construção de uma maquete à escala do túnel
    -Maquete do túnel
    -Abordar outros assuntos que onde foi utilizada a mesma matemática
    -Geogebra applets e com duas ou três questões


    Links:
    - http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto_de_Eupalinos
    - http://www.prof2000.pt/USERS/folhalcino/activmat/aplicmat/aplicmat.htm
    - http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/moduloII/pdf/rpm_abrir_tunel.PDF
    - http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=20785

    ResponderEliminar
  12. Navegadores 9ºA

    Biblioteca de Links:

    Instrumentos náuticos:
    http://descobrimentos.no.sapo.pt/instrumentos.htm
    http://web.educom.pt/~pr2003/1999/decc/instrumentos.htm
    http://chcul.fc.ul.pt/textos/malhao_pereira_2000.pdf
    http://chcul.fc.ul.pt/textos/malhao_pereira_2000.pdf

    Biografia de Pedro Nunes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Nunes
    http://www.slideshare.net/emilia1966/biografia-de-pedro-nunes-2889957

    História da Navegação:
    http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-2/arq_naval/historico.htm

    Astronomia:
    http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/idade_media.htm

    ResponderEliminar